PROJETOS

O Projeto O Livro Bate à sua Porta proporciona aos envolvidos as vantagens que uma boa leitura oferece: opção de entretenimento e conhecimento, identifica e forma mediadores de leitura e agrega pessoas a ação. A ação consiste em percorrer a comunidade, bater na porta das residências das pessoas, creches e estabelecimentos comerciais da comunidade, proporcionando mediação de leituras (conto, poesias, crónicas, contação de histórias), oferecer livros gratuitos, estimular e ajudar as famílias a montar em seus lares um ambiente de leitura e fazer com que troquem livros com os vizinhos. Nos estabelecimentos comerciais é exposta uma caixinha contendo livros de diferentes gêneros literários e faixa etária diversificada, como: poesia, contos de fadas e de terror, romance e outros bem diversificados para atingir todos os gostos dos clientes que frequentam os estabelecimentos. E com isso estimular o gosto pela leitura, visando o contato direto com o leitor e colaborar com o desenvolvimento dos moradores da comunidade, que têm pouco acesso a livros e bibliotecas e contribuir para o enriquecimento de sua bagagem cultural. E também mobilizar estas pessoas e dar-lhes o suporte necessário para que possam ser mediadores de leituras, agentes de transformação em seu meio social. 

OBJETIVO GERAL: Estimular o gosto pela leitura, visando o contato direto com o leitor e colaborar com o desenvolvimento dos moradores das comunidades, que têm pouco acesso a livros e bibliotecas e contribuir para o enriquecimento de sua bagagem cultural. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular e ajudar as famílias a montar em seus lares um ambiente de leitura e fazer com que troquem livros entre vizinhos; identificar mediadores de leitura para expandir a ação; proporcionar acesso ao livro de maneira prazerosa.





O Projeto Leitura na feira tem o intuito de proporcionar aos feirantes momento de prazer, entretenimento e descontração através de leitura de poesias.
Uma vez por semana a Trupe Pequenalegria se dirige à feira com carrinho contendo livros de poesias de autores diversos. Tem como missão semear poesia na feira livre para encantar o feirante e com isso disseminar a leitura.



Alguns Projetos que fomentam a leitura e prolifera a ideia: que ler é o verdadeiro exercício de cidadania na grande maioria das vezes são extintos por falta de recursos e incentivos. Foi pensando nisso que a Trupe Pequenalegria criou o Projeto Sustentabilidade Literária. Vislumbrando a possibilidade de captar recursos financeiros de forma criativa com seus produtos artesanais para a manutenção de suas iniciativas em prol da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário